Brasil

Brasil

Há muito tempo, as belezas naturais e o carnaval conferem ao Brasil fama internacional, atraindo milhares de turistas durante o ano inteiro. A entrada de estrangeiros no País passou de uma média de 1,5 milhão de pessoas por ano na década de 1990 para mais de 4 milhões de visitantes do ano 2000 em diante, segundo o Anuário Estatístico da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) de 2003. Mas há um atrativo especial que só se descobre ao chegar aqui: o povo brasileiro. Muito além das paisagens, o jeitinho de levar a vida dessa gente surpreende por sua simplicidade, disposição, esperança, hospitalidade e alegria.

Estudos realizados pela Embratur apontam que 75% dos turistas que buscam o Brasil como destino de férias o fazem, em primeiro lugar, pelas belezas naturais; mas quando chegam aqui, encontram tanta hospitalidade que logo se encantam também pela mistura de cores, raças e culturas dos donos da casa.

Segundo as pesquisas, quando questionados sobre o Brasil, os turistas estrangeiros apontam como uma das principais características de nosso povo a alegria. Alegria que se percebe em todos os momentos da estada no País seja ela na nossa música, no calor das praias nordestinas, na badalada noite carioca ou na exuberante Amazônia.

Desse espírito caloroso e festivo nascem manifestações populares como o Carnaval, o Reveillon e as Festas Juninas, famosos pela animação e alegria. A vontade de mostrar o que há de bom no Brasil parece transformar esse vigor em criatividade, esbanjada nas cores e sons que contagiam quem estiver por perto.

Pesquisas realizadas com turistas internacionais que já tiveram a oportunidade de conhecer o Brasil revelam que o visitante indica e garante que o país é realmente lindo. Os resultados mostram, ainda, que 52% desse público volta para casa valorizando um outro aspecto desta terra: a sua gente. Afinal, além de apreciar alguns dos lugares mais belos do planeta entre inúmeras praias, paraísos ecológicos e cidades históricas -, o visitante está sempre acompanhado de pessoas prontas a atender bem, e dispostas a mostrar o melhor de cada passeio, tornando a viagem inesquecível.


Fonte: Portal Brasileiro de Turismo